Sobe para 29 o número de mortos em deslizamento nos EUA

3 abr 2014 - 04h26
(atualizado às 08h12)
<p>Equipes de busca da Guarda Nacional em Washington trabalham em meio aos destroços para encontrar desaparecidos após o deslizamento de terra, na quarta-feira, 2 de abril</p>
Equipes de busca da Guarda Nacional em Washington trabalham em meio aos destroços para encontrar desaparecidos após o deslizamento de terra, na quarta-feira, 2 de abril
Foto: AP

O condado de Snohomish elevou nesta quarta-feira para 29 o número de mortos no deslizamento de terra ocorrido no último dia 22 em uma zona rural do Estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos, para o qual o presidente Barack Obama aprovou uma declaração de "grande catástrofe".

A pedido do governador do Estado, Jay Inslee, Obama deu sinal verde para que os atingidos pela catástrofe possam solicitar ajuda financeira federal. Dos 29 mortos, 26 corpos foram identificados, informaram hoje as autoridades do condado em entrevista coletiva com a qual a cada noite, há 10 dias, informam sobre a evolução dos trabalhos de resgate daquela que já é considerada a pior catástrofe natural do Estado de Washington no último século e um dos piores deslizamentos de terra da história dos EUA.

Publicidade

O número de desaparecidos diminuiu de 90 para 18 nos últimos dias, mas o balanço oficial de mortos continua aumentando. Embora na semana passada as autoridades tenham chegado a falar de pelo menos 26 mortes, decidiram agora não incluir outras pessoas na lista de baixas até que seus corpos tenham sido analisados pelos legistas.

A avalanche de lama que soterrou as casas dessa pequena área rural aconteceu no pior horário possível, a manhã de um sábado, já que a maioria das pessoas estavam dentro de suas residências e não no trabalho ou nas escolas, como teria ocorrido em um dia útil.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações