A histórica enchente decorrente da tempestade tropical Harvey matou ao menos sete pessoas no Texas e deve retirar 30 mil pessoas de suas casas, e autoridades alertaram nesta segunda-feira que inundações devem provavelmente aumentar nos próximos dias, conforme a tempestade paira sobre a Costa do Golfo dos Estados Unidos.
Milhares de integrantes da Guarda Nacional, policiais, membros de equipes de resgate e civis trabalharam em helicópteros, barcos e caminhões adaptados para resgatar centenas de pessoas possivelmente presas em Houston, quarta maior cidade do país, durante uma breve pausa na tempestade.
O Harvey se tornou o furacão mais poderoso a chegar ao Texas em mais de 50 anos quando atingiu solo na sexta-feira próximo a Corpus Christi, a cerca de 354 quilômetros ao sul de Houston.
Famílias atordoadas checavam os destroços de suas casas destruídas ao longo da costa e ruas que não inundaram foram entupidas por destroços.
O furacão pode ter matado ao menos seis pessoas no condado de Harris, onde Houston está localizada, de acordo com Tricia Bentley, uma porta-voz do escritório do legista do condado. Uma mulher de 60 anos morreu no vizinho condado de Montgomery quando uma árvore caiu em seu trailer dormitório enquanto ela dormia, informou o médico legista local no Twitter. Mais mortes são suspeitas em condados vizinhos.
O governador do Texas, Greg Abbott, alertou moradores de Houston para se prepararem para um longo período de interrupções.
"Nós precisamos reconhecer que será um novo e diferente normal para esta região inteira", disse Abbott a repórteres após visitar a prejudicada cidade costeira de Corpus Christi.
O Harvey deve continuar sobre a Costa do Golfo do Texas pelos próximos dias, despejando outros 25 a 51 centímetros de chuva, com ameaças de enchentes se estendendo até o Estado vizinho de Louisiana.
Em cenas parecidas com as consequências do furacão Katrina, em 2005 em Nova Orleans, equipes da polícia e Guarda Costeira resgataram ao menos 2 mil pessoas até o momento, tirando muitas de telhados com helicópteros, à medida que pediam para que centenas de pessoas possivelmente presas em casas alagadas pendurassem toalhas ou cobertores do lado de fora, para alertar equipes de resgate.
O centro do Harvey estava a 137 quilômetros ao sul-sudoeste de Houston na tarde desta segunda-feira e previsto para arquear lentamente em direção à cidade até quarta-feira, com as piores enchentes esperadas para quarta-feira e quinta-feira.
Escolas e prédios comerciais foram fechados nesta segunda-feira na área metropolitana, lar de 6,8 milhões de pessoas, à medida que água na altura do peito encheu alguns bairros na parte baixa da cidade.
Diversas refinarias fecharam operações no centro petroquímico e de refinarias do país.
O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA informou nesta segunda-feira estar liberando água das reservas de Addicks e Barker para Buffalo Bayour, a fonte de água primária correndo por Houston. Autoridades alertaram que isto levaria a mais inundações.