Bombeiros que combatem os diversos focos de incêndio que atingem há vários dias o sul da Califórnia estão mais otimistas neste sábado, com a previsão de uma temperatura amena na região.
Os incêndios já deixaram um morto e milhares de desabrigados nos últimos dias.
Após dias de calor sufocante, o Serviço Nacional de Meteorologia anunciou neste sábado temperaturas mais amenas na costa, tendência que deve se estender ao interior do Estado.
"A partir da próxima semana, esperamos temperaturas entre 10 e 20 graus abaixo da média para esta época do ano. Isto significa uma queda de até 40 graus em relação ao pico de calor registrado na quinta-feira passada", destacou a Meteorologia.
"O tempo está do nosso lado", disse à CNN neste sábado Mike Mohler, do departamento de Reflorestamento e Proteção de Incêndios. "Realmente sinto, com cauteloso otimismo, que vamos superar o pior dos incêndios hoje".
"O que avivava as chamas era o vento de Santa Ana, que se abrandou. Nosso foco agora é estabelecer uma linha de contenção em torno dos focos".
O estado da Califórnia é afetado com frequência por violentos incêndios no verão e no outono (hemisfério norte). Nos últimos anos, as chamas foram devastadoras, por causa da seca e das altas temperaturas alcançadas fora de temporada.
Na quinta-feira, Los Angeles registrou 38ºC, igualando um recorde de 1970.