Um problema de freio pode ter feito um jato da Delta Air Lines derrapar na pista do Aeroporto de LaGuardia, em Nova York, na semana passada, de acordo com o depoimento da tripulação do voo, disseram investigadores de segurança federal nesta segunda-feira.
Os freios automáticos foram colocados no "máximo", mas a tripulação "não sentiu qualquer desaceleração nas rodas" antes de o avião se chocar contra uma cerca, disse o Comitê Nacional de Segurança nos Transportes em comunicado, acrescentando que o interruptor de freio foi encontrado na posição "máximo" durante a investigação.
"O capitão informou que foi incapaz de impedir o avião de derrapar para a esquerda", disse a agência, confirmando relatos anteriores da mídia.
O avião MD-88 operado pela Delta parou a poucos metros das águas geladas da Baía Flushing. Sua asa esquerda e outras partes foram danificadas, mas nenhum passageiro ficou gravemente ferido.
"Os investigadores do grupo de Aeronavegabilidade continuarão a analisar e testar o antiderrapante, o freio automático e os sistemas de reversão hoje", acrescentou.
Outro jato MD-88 operado pela Delta pousou na mesma pista três minutos antes do avião acidentado e sua tripulação descreveu a ação de frenagem na pista como "boa", disse a agência.
Ainda assim, o Comitê Nacional de Segurança nos Transportes afirmou que analisará as condições climáticas no momento do acidente.
Até 31 de dezembro de 2014, a Delta operava 117 jatos MD-88, com uma idade média de 24,2 anos, o segmento mais antigo da frota da Delta. A agência declarou que a Delta executou uma verificação do avião acidentado na madrugada de 2 de março.
Vinte e três passageiros no avião sofreram ferimentos leves, e todos os passageiros enviados a um hospital para avaliação foram liberados, disse a agência.