Venezuela: Capriles adverte para represálias dos EUA por caso Snowden

9 jul 2013 - 19h04
(atualizado às 19h26)

O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, advertiu nesta terça-feira que o eventual asilo de Edward Snowden na Venezuela poderá acarretar represálias de Washington, especialmente na área comercial.

"O que acontecerá se os Estados Unidos decidirem não comprar mais nosso petróleo?! A situação econômica (da Venezuela) ficará ainda mais insustentável" - disse Capriles ao criticar a oferta de asilo do presidente Nicolás Maduro a Snowden, ex-analista de Inteligência procurado pelos EUA por vazar informações secretas. "Gostaria de saber se Maduro parou para pensar em algum momento sobre as consequências para nosso povo se o conflito desatar tal situação", destacou Capriles em seu programa semanal pela Internet "Venezuela somos todos".

Publicidade

A Venezuela, apesar das maiores reservas de petróleo do mundo, enfrenta no momento uma complicada situação econômica, e tem nos Estados Unidos seu maior comprador de petróleo, com cerca de 900 mil barris diários. Além do volume, os EUA são um dos raros clientes que pagam 'a vista' pelo petróleo venezuelano.

Na sexta-feira, Maduro ofereceu asilo político a Snowden. O departamento americano de Estado advertiu na véspera que "qualquer país que conceder asilo a Snowden criará graves dificuldades nas relações bilaterais". Snowden, que saiu de Hong Kong no dia 23 de junho passado, está desde então na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações