Vídeo de imigrantes chorando no México viraliza em meio ao fim de aplicativo para entradas legais nos EUA

Uma das primeiras ações de Trump como presidente foi banir o aplicativo CBP One, que permitia a entrada de imigrantes a trabalho

20 jan 2025 - 17h33
(atualizado às 18h42)
Imigrantes choram em Ciudad Juaréz após Trump encerrar aplicativo para entradas legais nos EUA
Video Player

Um vídeo de imigrantes em Ciudad Juárez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, emocionou as redes sociais nesta segunda-feira, 20. Nas imagens, pessoas que estavam aguardando a liberação para entrar legalmente nos EUA aparecem chorando e lamentando momentos após o anúncio do bloqueio do aplicativo que permitia a entrada. Publicado na plataforma X (antigo Twitter) no início da tarde, o vídeo alcançou quase 5 milhões de visualizações.

O aplicativo CBP One, uma ferramenta que permitia a imigrantes agendar suas entradas legais em território norte-americano, foi banido horas após a posse do presidente Donald Trump, nesta segunda. A mudança é parte de suas promessas de campanha para endurecer as políticas de imigração.

Publicidade

O fim do CBP One

Mulher que estava com agendamento para entrar nos EUA chora na fronteira após bloqueio de aplicativo
Mulher que estava com agendamento para entrar nos EUA chora na fronteira após bloqueio de aplicativo
Foto: Reprodução/X

O CBP One, um aplicativo do governo dos EUA, foi lançado no final do primeiro mandato de Trump com funções limitadas, como agendamento de inspeções aduaneiras. Sob o governo de Joe Biden, sua utilidade foi ampliada para permitir que imigrantes de países como Cuba, Venezuela, Haiti e México agendassem entradas legais em oito pontos da fronteira sul.

Em média, 1.450 vagas eram disponibilizadas diariamente por meio de um sistema de sorteio online. Desde sua implementação, quase 1 milhão de pessoas utilizaram o aplicativo para entrar legalmente nos EUA e buscar trabalho.

Com o fim do CBP One, os agendamentos existentes foram cancelados, segundo comunicado oficial do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), divulgado logo após a posse de Trump. 

Deportação em massa e mais: o que Trump prometeu no novo mandato
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações