Airbnb remove conta de italiano por apologia a Hitler

Casa de anfitrião tinha um quadro com a farda do líder nazista

29 jul 2018 - 11h33
(atualizado às 11h44)
Foto: Hulton Archive / Getty Images

O site de hospedagens Airbnb desativou a conta de um anfitrião em Zola Pedrosa, no norte da Itália, porque sua casa exibe um quadro que faz apologia a Adolf Hitler.

A decisão foi tomada após os protestos de uma turista norte-americana que passara seis dias na propriedade e se sentira "ofendida" pela obra.

Publicidade

O quadro é uma pintura do artista contemporâneo britânico Marcus Harvey e mostra a farda e os calçados usados por Hitler. Além disso, a hóspede reclamou de duas esculturas em madeira de policiais negros.

Ela chegou a pedir ressarcimento, mas o proprietário, que tinha até um selo de qualidade do Airbnb, se recusou a devolver o dinheiro. O site também não concordou com a indenização, mas cancelou a conta do anfitrião, alegando que a pintura e as estátuas "violam" sua "política de não discriminação porque promovem o racismo e o ódio".

Já o proprietário, por meio de sua advogada, disse à ANSA que as obras são apenas "arte contemporânea", e não apologia ao nazismo. Ele ainda acusou o Airbnb de censura e afirmou que pedirá ressarcimento.

Documentos da CIA revelam que Hitler pode ter fugido para Colômbia
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se