Após 26 anos, Reino Unido voltará a ter premier mulher

Theresa May e Andrea Leadsom disputarão sucessão de Cameron

7 jul 2016 - 13h33
(atualizado às 13h33)
Foto: Getty Images

As ministras britânicas do Interior, Theresa May, e da Energia, Andrea Leadsom, disputarão a liderança do Partido Conservador, como foi decidido nesta quinta-feira, dia 7, em nova rodada de votações internas. A vencedora irá substituir David Cameron, tornando-se a segunda premier mulher da história do país, após Margaret Thatcher.

May recebeu 199 votos e Leadsom 84 entre os representantes da legenda conservadora, tirando o ministro da Justiça, Michael Gove, da corrida eleitoral. No próximo dia 9 de setembro, os 150 mil filiados da legenda escolherão qual delas é a mais indicada para liderá-los.

Publicidade

A ganhadora do pleito deve assumir o posto de primeira-ministra e comandar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), decidido por meio de referendo no final de junho.

Apesar de May liderar a competição, seus planos podem ser ameaçados por Leadsom, que recebeu o apoio do polêmico ex-prefeito de Londres Boris Johnson. A única certeza é que o país voltará a ser governado por uma primeira-ministra após a conservadora Margaret Thatcher, que liderou os britânicos entre 1979 e 1990.

Fonte: Ansa
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações