Ativista que mostrou seios é proibida de entrar no Vaticano

A mulher foi presa pós mostrar os seios em um protesto durante a benção de Natal dada pelo Papa Francisco na praça de São Pedro

27 dez 2014 - 11h11
(atualizado às 11h22)

<p>Deus é mulher, diz frase no corpo da mulher</p>
Deus é mulher, diz frase no corpo da mulher
Foto: Vicenzo Livieri / AFP

A Gendarmaria vaticana pôs em liberdade neste sábado a ativista do grupo feminista Femen que, no dia de Natal, invadiu a Praça de São Pedro de topless quando o papa Francisco dava sua bênção "Urbi et Orbi" (À cidade e ao mundo) e tentou roubar a estátua do menino Jesus do presépio montado ali.

Publicidade

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a manifestante já está em liberdade, mas teve o acesso ao "Estado da Cidade do Vaticano" proibido. Iana Zhdanova, ucraniana, entrou na Praça de São Pedro, com a frase "++God++ is woman (Deus é mulher)” escrita no corpo, enquanto o papa lia sua mensagem de Natal na sacada central da basílica.

Enquanto gritava slogans contra a Igreja Católica, ela conseguiu subir até o presépio montado na praça e pegar o Menino Jesus, mas foi detida por um policial quando escapava.

Não é a primeira vez que uma simpatizante de Femen protesta no Vaticano. Em 14 de novembro, três manifestantes do movimento foram até a praça vaticana, também com os seios de fora, mas para protestar contra a visita do papa Francisco ao parlamento Europeu em Estrasburgo. Femen é uma organização feminista de origem ucraniana fundada em 2008.

Publicidade
Foto: Twitter
Una activista de Femen, supuestamente de Ucrania, trató de tomar la figura de tamaño natural del niño Jesús del nacimiento, belén, instalado en la Plaza de San Pedro, el Vaticano, pero fue capturada y arrestada por gendarmes y policías de la ciudad, el 25 de diciembre de 2014.
Foto: EFE en español

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se