A circulação de trens em ambos sentidos entre Áustria e Alemanha foi interrompida neste domingo por iniciativa alemã desde as 17h (horário local, 12h de Brasília) e até amanhã às 6h (1h).
"Seguindo instruções das autoridades federais, a DB (empresa ferroviária alemã) interrompeu com efeito imediato o tráfego de trens entre Áustria e Alemanha durante as próximas 12 horas", disse uma porta-voz da empresa à agência austríaca "APA".
O corte do tráfego ferroviário acontece no momento em que a Alemanha anunciou o restabelecimento temporário dos controles em sua fronteira com a Áustria, pela qual a cada dia entram centenas ou milhares de refugiados que fogem da guerra ou da pobreza em países do Oriente Médio e da Ásia.
Segundo a "APA", 1.800 refugiados se encontravam a caminho da Alemanha quando se anunciou a medida, sobre a qual as notícias são ainda muito confusas.
Enquanto isso, continuam entrando na Áustria, a partir de sua fronteira com a Hungria, milhares de refugiados que fazem a chamada rota dos Bálcãs, cruzando Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia.
Pela passagem fronteiriça de Nickelsdorf já entraram hoje 8.000 pessoas e espera-se que esse número alcance os 10.000 antes que termine o dia.
Um porta-voz policial disse que, enquanto não cheguem ordens novas, se seguirá com o protocolo usado até agora: transferir os refugiados a Viena e outras cidades austríacas, de onde a maioria deles continua viagem depois rumo a seu principal destino, a Alemanha.