Autoridades ucranianas acham três valas comuns em Slaviansk

Corpos podem estar enterrados desde meados de junho, quando a cidade estava sob o domínio dos separatistas

26 set 2014 - 12h11
Soldados ucranianos fazem treino no reduto separatista de Slaviansk
Soldados ucranianos fazem treino no reduto separatista de Slaviansk
Foto: Gleb Garanich / Reuters

Três valas comuns foram descobertas por autoridades ucranianas na cidade de Slaviansk, no leste do país, controlada pelos milicianos pró-Rússia até julho, segundo informou nesta sexta-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andrei Lisenko.

"Foram localizadas três valas comuns. Os corpos foram exumados e enviados aos médicos legistas para a autópsia e determinação das causas das mortes", disse Lisenko, em entrevista coletiva.

Publicidade

O porta-voz das forças de Kiev explicou que, segundo dados preliminares, as pessoas achadas nas três valas podem ter morrido entre meados de junho, quando a cidade estava sob o domínio dos separatistas.

Foram os separatistas que denunciaram, no início da semana, o achado de diversas valas comuns com restos mortais de civis que, segundo os rebeldes, podem ter sido executados pelas forças ucranianas.

O Ministério russo de Relações Exteriores aderiu à denúncia e exigiu para que a comunidade internacional faça uma investigação profundunda sobre as circunstâncias em que as pessoas encontradas morreram.

"A julgar por tudo, trata-se de crimes de guerra, para os quais não há e nem pode haver justificativa", assinalou a Chancelaria russa.

Publicidade

Entenda a crise na Ucrânia

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se