Biden garante apoio total dos EUA ao novo premiê da Ucrânia

28 fev 2014 - 00h39
(atualizado às 01h11)

O vice-presidente americano, Joe Biden, telefonou nesta quinta-feira para o primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, prometendo "apoio total" dos Estados Unidos aos novos líderes do país, que buscam se distanciar da influência russa.

Biden "prometeu ao premier que os Estados Unidos oferecerão seu apoio total à Ucrânia quando forem empreendidas as reformas para devolver a saúde à economia, promover a reconciliação, manter as obrigações internacionais e buscar relações abertas e construtivas com todos os vizinhos", informou a Casa Branca.

Publicidade

O telefonema ocorre após os novos líderes da Ucrânia advertirem a Rússia sobre qualquer agressão na volátil península da Crimeia.

Na madrugada desta sexta-feira (local), homens armados não identificados tomaram o aeroporto de Simferopol, na Crimeia. Ao menos 50 homens armados e uniformizados assumiram o controle do terminal aéreo e, quase imediatamente, uma multidão se aglomerou na frente do prédio principal, com bandeiras da frota russa do Mar Negro.

Na quinta-feira pela manhã, um comando pró-russo já havia tomado o Parlamento e a sede do Governo local de Simferopol. Horas mais tarde, o Parlamento votou pela realização de um referendo por mais autonomia marcado para o dia 25 de maio e afastou o governo provincial.

A Crimeia, povoada majoritariamente pela etnia russa, é a região da Ucrânia onde o risco de rejeição às novas autoridade em Kiev é maior. Ela já pertenceu à Rússia antes de ser anexada à Ucrânia soviética em 1954.

Publicidade

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações