Bomba da Segunda Guerra pode arrasar quarteirão em Frankfurt

1 set 2017 - 13h49
(atualizado às 14h38)
Supõem-se que a bomba HC 4000 tenha sido lançada pela Força Aérea britânica durante a guerra de 1939 a 1945.
Supõem-se que a bomba HC 4000 tenha sido lançada pela Força Aérea britânica durante a guerra de 1939 a 1945.
Foto: Reuters

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada em um canteiro de obras em Frankfurt pode causar, caso não seja desativada, uma explosão grande o suficiente para destruir um quarteirão do centro financeiro alemão, disse uma autoridade do departamento de bombeiros da cidade, nesta sexta-feira.

"Essa bomba tem mais de 1,4 tonelada de explosivos", disse a jornalistas o chefe do departamento de bombeiros de Frankfurt, Reinhard Ries. "O problema não são apenas os fragmentos, mas a pressão que cria, que demoliria todos os prédios em um raio de 100 metros".

Publicidade

Supõem-se que a bomba HC 4000 tenha sido lançada pela Força Aérea britânica durante a guerra de 1939 a 1945. O dispositivo foi descoberto nesta semana em um canteiro de obras na região de Westend, onde vivem muitos banqueiros ricos.

A operação para desarmar a bomba demandará a maior retirada pós-guerra na Alemanha, com a polícia planejando esvaziar uma área incluindo uma sede policial, dois hospitais, sistemas de transporte e o banco central alemão, que armazena US$ 70 bilhões de dólares.

Autoridades de Frankfurt disseram que mais de 60 mil moradores precisarão deixar suas casas por pelo menos 12 horas. Autoridades municipais pediam na sexta-feira que os residentes deixassem uma área de 1,5 quilômetro ao redor da bomba.

Não é incomum que bombas de ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial sejam encontradas em cidades da Alemanha, mas raramente elas são tão grandes ou estão em uma posição tão sensível.

Publicidade

Veja também

Nasa se prepara para a aproximação do asteroide Florencia
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se