Em dois dias, cidadãos britânicos doaram 4 milhões de libras (cerca de R$ 15.859.853) para ajudar os afetados pelo vírus do ebola na África Ocidental, informaram neste sábado os organizadores da campanha.
O Comitê de Emergências para Desastres (DEC), que agrupa as 13 maiores agências humanitárias do Reino Unido, fez na quinta-feira passada uma chamada, através dos principais canais de televisão, para que a população doasse fundos para a ação.
O DEC afirmou que ficou impressionado pela "extraordinária generosidade" mostrada pelos britânicos desde o lançamento da iniciativa.
Quando a organização fez o pedido, o governo se comprometeu a igualar "libra por libra" os primeiros 5 milhões (R$ 19.824.817) que os cidadãos doassem, tal como anunciou a ministra de Cooperação Internacional britânica, Justine Greening. O diretor-chefe do DEC, Saleh Saeed, se mostrou "muito agradecido" ao Executivo britânico por essa oferta, que "representa um impulso significativo ao pedido".
Desde o início da epidemia, em março, o vírus já matou 4.922 pessoas e infectou 13.703, conforme o mais recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no último dia 29.