Lukanikos, o cachorro símbolo das manifestações em Atenas contra a crise econômica, morreu, informou nesta quinta-feira a imprensa grega. O cão se tronou ícone na Grécia por participar das manifestações contra a austeridade na capital grega nos últimos seis anos e estar sempre na linha de frente dos protestos rosnando e latindo contra os policiais.
O cachorro chegou a fazer parte da lista dos 100 personagens do ano de 2011 da revista "Times", além de ser destaque em vários veículos de informação do mundo inteiro, como CNN, BBC e Al Jazira. A saúde do animal, que tinha cerca de 10 anos, tinha piorado nos últimos dois anos, durante os quais foi visto várias vezes na praça Syntagma nas manifestações e envolvido pela fumaça das bombas de gás lacrimogêneo, relata o jornal grego "Avgì".
O homem que cuidou do cachorro desde que ele era pequeno, e que preferiu revelar sua identidade, disse que Lukanikos morreu recentemente em sua casa.
O veterinário que cuidou do cão disse que a exposição às substancias químicas presentes nas bombas de gás lacrimogêneo usadas pela Polícia foram os principais causadores de sua morte.
O cachorro tinha uma página no Facebook que registrou quase 45 mil curtidas, também foi tema de uma música e protagonista de um vídeo publicado no Youtube para expressar solidariedade ao povo grego.
Depois do anúncio da morte do animal muitas pessoas se expressaram nas redes sociais com frases como: "Adeus Loukanikos", "Loukanicos, o cachorro da revolta grega, deu seu ultimo suspiro".