Caixa-preta é analisada após queda de avião apesar de danos

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, tinha assegurado previamente que a caixa-preta está danificada, mas será possível analisá-la

25 mar 2015 - 06h53
(atualizado às 07h53)
<p>Caixa-preta está danificada, mas será possível analisá-la</p>
Caixa-preta está danificada, mas será possível analisá-la
Foto: The Independent / Reprodução

A caixa-preta do Aribus A320 da companhia Germanwings que caiu ontem nos Alpes franceses chegou na manhã desta quarta-feira a Paris, onde já começou a ser analisada pelo Escritório de Investigações e Análise (BEA).

O secretário de Estado de Transportes francês, Alain Vidalies, explicou em entrevista à emissora Europe 1 que a caixa será provavelmente avaliada em duas fases.

Publicidade

"Se há vozes humanas, será feito muito rapidamente. Depois se trata de analisar os ruídos, isso pode requerer várias semanas", detalhou Vidalies.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, tinha assegurado previamente que a caixa-preta está danificada, mas será possível analisá-la.

Aeroporto recebe parentes de vítimas do voo da Germanwings
Video Player

Segundo Vidalies, embora não haja conversas na última meia hora, será possível estudar os sons registrados na cabine, mas esse é um processo "muito mais preciso e mais longo" que pode levar "semanas ou meses".

O secretário insistiu que todas as hipóteses seguem abertas, inclusive a de um atentado terrorista, mas descartou que a aeronave tenha explodido em pleno voo.

Publicidade
Avião que caiu na França levava 150 pessoas a bordo
Video Player

"Temos um descenso durante oito minutos em silêncio, esse é um dos mistérios. Às 10h31 (6h31 de Brasília) aconteceu o último contato. Não é um descenso muito rápido, mas quase normal", explicou Vidalies.

As autoridades consideram que já não há quase possibilidades de encontrar com vida alguma das 150 pessoas (144 passageiros e seis membros da tripulação) que viajavam no avião, que cobria o trajeto entre as cidades de Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha).

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações