Casa Real relembra no Twitter reinado de Juan Carlos

Microblog relembra a história do Rei com fotos em ordem cronológica

2 jun 2014 - 14h17
(atualizado às 14h34)
<p>O Rei Juan Carlos discursa durante a 41ª Assembleia da ONU, em 22 de setembro de 1986</p>
O Rei Juan Carlos discursa durante a 41ª Assembleia da ONU, em 22 de setembro de 1986
Foto: Twitter

A conta no Twitter da Casa Real espanhola está repassando a história do reinado de Juan Carlos I, que anunciou nesta segunda-feira que abdicará em favor de seu filho, o príncipe Felipe.

Com imagens em ordem cronológica, a conta da realeza no Twitter mostra osprincipais momentos dos 39 anos de reinado de Juan Carlos, começando por sua proclamação como rei em 22 de novembro de 1975.

Publicidade

Pouco depois do presidente do governo, Mariano Rajoy, anunciar a abdicação do Rei, a conta @CasaReal publicou um tweet com a mensagem "S.M. o Rei Juan Carlos I abdica a Coroa da Espanha".

A primeira viagem externa aos Estados Unidos, em junho de 1976; o dia da votação do referendo para a reforma política; a renúncia dos direitos por parte de seu pai, o Conde de Barcelona; e a proclamação de seu filho Felipe como Príncipe das Astúrias são alguns dos primeiros momentos do reinado de Juan Carlos.

O perfil do órgão publica ainda outras duas imagens históricas: a da sanção da Constituição Espanhola em 27 de dezembro de 1978, no Congresso dos Deputados - na presença da rainha e do príncipe Felipe; e o discurso na TV, em 23 de fevereiro de 1981, perante a tentativa de golpe de Estado.

A entrada da Espanha na Comunidade Econômica Europeia em 1985, o discurso do rei na Assembleia das Nações Unidas um ano depois, a cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e a morte de dom Juan estão também nesta retrospectiva online.

Publicidade

O tweet da Casa Real espanhola com o anúncio da abdicação do rei foi compartilhado 251 vezes no primeiro minuto, com reações que variavam entre agradecimentos ao monarca, até o pedido de um referendo e as boas-vindas a seu sucessor. Até agora, a postagem já tem mais de 28 mil retweets.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações