Um técnico sanitário que trabalhou recentemente em Serra Leoa foi diagnosticado com ebola nesta segunda-feira no Reino Unido e está internado em uma unidade isolada de um hospital de Glasgow, anunciou o governo escocês.
"Um caso confirmado de ebola foi registrado em Glasgow. O paciente foi isolado e recebeu cuidados" no departamento de doenças infecciosas do hospital Gartnavel, diz o comunicado do governo.
"O paciente é um membro da equipe médica que ajudou a combater a epidemia no oeste africano. Ele voltou de Serra Leoa para a Escócia via Marrocos e chegou no aeroporto de Heathrow, em Londres", explicou o governo, sem dizer se trata-se de um homem ou de uma mulher.
O paciente deu entrada no hospital na manhã desta segunda-feira após sentir-se mal e foi isolado às 07h50 (locais).
Segundo as autoridades responsáveis, o fato que o vírus tenha sido diagnosticado "num estágio muito precoce da doença" significa que o risco de que outra pessoa tenha sido contaminada é "considerado como muito baixo".
O paciente será transferido "assim que possível" para Londres numa unidade especializada do Royal Free Hospital, acrescentou o governo.
Foi neste mesmo hospital que o enfermeiro voluntário britânico William Pooley, também contaminado com ebola em Serra Leoa, foi tratado. Após dez dias internado, Pooley, que recebeu o diagnóstico ainda na África, deixou o hospital completamente curado.
Segundo balanço divulgado pela OMS nesta segunda-feira, o número de mortes por ebola na África Ocidental aumentou para 7.842 entre os 20.081 casos registrados nos três países mais afetados: Serra Leoa, Libéria e Guiné.