Os colégios eleitorais nos territórios franceses do arquipélago de Saint-Pierre e Miquelon, situado ao sul da ilha canadense de Newfoundland, abriram suas portas neste sábado (6) para dar início ao segundo turno das eleições presidenciais da França.
Às 10h GMT (7h em Brasília) a votação foi aberta para 5 mil eleitores. Depois será a vez da Guiana Francesa (às 11 GMT, 8h em Brasília) e das Antilhas (12 GMT, 9h em Brasília).
Nesses territórios, na Polinésia Francesa e para os franceses residentes no continente americano a votação se desenvolve no sábado e não no domingo, como na França metropolitana.
Na parte da França dentro da Europa os colégios abrirão amanhã às 8h (3h em Brasília) e fecharão às 19h (14h em Brasília) na maioria dos lugares, e às 20h (15h em Brasília) nas grandes cidades.
O social liberal Emmanuel Macron e a candidata da extrema direita Marine Le Pen disputam à presidência da França, em um segundo turno que parece favorável ao fundador do partido Em Movimento, conforme as pesquisas de intenção de voto.