O advogado Domenico Pepe afirmou em audiência nesta segunda-feira (09) que o ex-comandante do Costa Concordia Francesco Schettino é "decente" e não um "idiota".
Segundo ele, o "comandante é uma pessoa decente", que "trabalha no mar desde os seus 14 anos" e que quando o promotor Steffano Pizza o definiu como um "idiota, o ofendeu". Além disso, seu cliente "sofre com uma campanha midiática".
No último dia da defesa no julgamento de Schettino, ele pediu para que os juízes fossem "objetivos" e absolvessem o ex-capitão do homicídio culposo e por abandonar o navio.
"Foram fatos imprevistos, excepcionais, humanamente não previsíveis", disse Pepe reforçando a frase dita por seu cliente anteriormente de que tudo não passou de um "maldito incidente no mar".
No dia 26 de janeiro, a Promotoria italiana pediu uma pena de 26 anos e três meses de prisão ao ex-comandante.
O navio Costa Concordia naufragou em 12 de janeiro de 2012, na ilha de Giglio, após Schettino realizar uma manobra que tombou e encalhou a embarcação nas rochas. Ele ficou mundialmente conhecido como "o capitão covarde" por ter abandonado o navio antes dos passageiros.