Dia D: Obama e Hollande homenageiam soldados americanos

Cemitério francês tem dez mil soldados dos EUA enterrados por Desembarque na Normandia em 1944; presidente americano falou aos veteranos de guerra também

6 jun 2014 - 09h33
(atualizado às 09h35)
Presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente francês, François Hollande, ficam ao lado de veteranos em cerimônia de Comemoração ao Dia D, no Cemitério e Memorial Colleville-sur-Mer, na Normandia
Presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente francês, François Hollande, ficam ao lado de veteranos em cerimônia de Comemoração ao Dia D, no Cemitério e Memorial Colleville-sur-Mer, na Normandia
Foto: Reuters

Os presidentes Barack Obama e François Hollande prestaram homenagem nesta sexta-feira aos soldados americanos mortos no Desembarque na Normandia em junho de 1944 durante uma cerimônia no cemitério de Colleville-sur-Mer, onde pelo menos 10 mil deles estão enterrados.

"Sempre que o mundo os tornar cínicos, parem por um segundo e pensem nestes homens", declarou o presidente americano neste cemitério onde se encontram várias fileiras de cruzes brancas. 

Publicidade

"Cavalheiros, quero que saibam que sua herança está em boas mãos", acrescentou dirigindo-se aos veteranos presentes.

"A praia de Omaha, na Normandia, foi a cabeça de ponte da democracia", disse Obama, declarando que a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial "modelou a segurança e o bem-estar" para o futuro.

Obama e Hollande olham mar em praia de Omaha durante uma cerimônia conjunta comemoração francesa-americana do Dia D no Memorial e Cemitério Americano em Colleville-sur-mer, Normandia
Foto: AFP

"Trabalhamos para transformar os velhos adversários em novos aliados. Construímos uma nova prosperidade. De Oeste a Leste na Europa. Da América do Sul à Ásia do Sudeste: 70 anos de movimentos democráticos se propagaram", sustentou.

Antes, o presidente francês, François Hollande, já havia homenageado os soldados americanos, afirmando que "a França não esquecerá nunca o que deve a estes soldados e aos Estados Unidos".

Publicidade

"Celebramos hoje uma data memorável de nossa história, na qual nossos dois povos se uniram em um mesmo combate, o da liberdade", disse Hollande, que pela manhã havia iniciado as celebrações prestando homenagem aos 20 mil civis mortos durante a batalha da Normandia.

Homenagens e celebrações ao Dia D, que aconteceu em 6 de junho de 1944 e marcou o início da derrocata da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, devem ser realizadas ao longo desta semana. 

Dia D: O maior desembarque de todos os tempos

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações