Um veterano britânico da Segunda Guerra Mundial, de 89 anos, fugiu do asilo onde mora, em Hove, Reino Unido, para a França após cuidadores dizerem que ele não poderia participar de celebrações dos 70 anos do Dia D. Com informações do The Independent e Twitter.
Os eventos acontecem ao longo desta semana, na Normandia.
A polícia de Sussex recebeu um chamado da enfermaria do asilo nesta quinta-feira por volta das 19h15 locais (16h15 em Brasília) dizendo que o senhor de 89 anos havia sido visto, pela última vez, na manhã daquele dia vestindo uma capa de chuva cinza e uma jaqueta com as medalhas de guerra recebidas por ele. Após buscas frustradas, a polícia recebeu uma mensagem de outro oficial, por volta das 22h30 (19h30 em Brasília), contando que estava com o “sumido” a caminho da França e que estavam bem.
Além disso, a polícia de Sussex disse que o amigo do veterano afirmou que o levaria de volta assim que as celebrações terminassem, dentro de alguns dias. No perfil do Twitter da polícia local, há um post sobre o "sumiço" com a hashtag "espírito de luta", além de contar que ele teria fugido após ter viagem à França negada.
90 year old veteran reported missing from care home. Turns out they'd said no to him going to
#DDay70
but he went anyway
#fightingspirit
— Brighton&Hove Police (@BtonHovePolice)
June 6, 2014
Apesar de ter sido divulgado que o asilo havia falado que o homem não participaria dos eventos, a equipe do local negou a informação. O asilo seria o “The Pines Care Home” e o nome do veterano não foi divulgado ainda.
No Twitter, o comandante da polícia de Brighton e Hove (Sussex), Nev Kemp, comentou o caso e disse que espera que “nosso veterano aproveite a estadia em Normandia” e que “notícias breves disseram que o asilo não poderia o levar para a viagem, então ele nos surpreendeu indo por ele mesmo”.
Hope our veteran enjoyed Normandy
#DDay70
Short notice meant the Home couldn't get him a tour so he surprised everyone by making his own way
— Nev Kemp (@ChSuptNevKemp)
June 6, 2014