Donetsk entra em alerta após avanço de tropas ucranianas

4 mai 2014 - 05h03
(atualizado às 05h14)

A ofensiva lançada pelas tropas ucranianas em várias fortificações insurgentes da região mineradora de Donetsk mantém neste domingo em alerta os milicianos pró-russos que controlam vários prédios oficiais na capital.

A cada certo tempo, colunas de milicianos saem da prefeitura em exercícios de instrução destinados a manter em alerta os soldados da autoproclamada república popular de Donetsk. Diante do avanço da Guarda Nacional nas localidades de Slaviansk e Kramatorsk, os insurgentes declararam a mobilização geral em Donetsk, epicentro da sublevação contra o governo central há quase um mês.

Publicidade

Os ânimos estão exaltados após a morte de mais de 40 pró-russos em um incêndio ocorrido na sexta-feira na cidade de Odessa (sul) e, por isso, bandeiras russas e separatistas que ondeiam em frente à prefeitura trazem faixas pretas.

Durante a madrugada os pró-russos atacaram a sede do Serviço de Segurança da Ucrânia, mas o abandonaram pouco depois, no que pareceu uma demonstração de força. Em uma tentativa de impedir que espiões pagos por Kiev entrem na cidade, os repórteres devem obter um credenciamento especial tanto para gravar como para atravessar os vários postos de controle que rodeiam a cidade.

Além disso, a população está preocupada coma a possibilidade de que Kiev restabeleça o serviço militar obrigatório como anunciou o presidente interino, Aleksandr Turchinov, ao qual se opõem terminantemente os moradores de Donetsk.

Publicidade

Entenda a crise na Ucrânia

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações