Duzentos famosos pedem votos contra independência na Escócia

Plebiscito pela independência acontece em 18 de setembro e divide opiniões entre os personagens públicos

7 ago 2014 - 08h32
<p>O cantor britânico Mick Jagger assinou a carta contra a independência escocesa </p>
O cantor britânico Mick Jagger assinou a carta contra a independência escocesa
Foto: GABRIEL BOUYS / AFP

Mais de 200 famosos e personagens públicos britânicos, como o cantor Mick Jagger e o cientista Stephen Hawking, assinaram uma carta para apoiar a campanha contrária à independência da Escócia, informaram nesta quinta-feira os organizadores da iniciativa "Let's Stay Together" ("Vamos Continuar Juntos").

Para o dia 18 de setembro, na carta aberta - na qual também há assinaturas como a da atriz Judi Dench e do popular apresentador britânico Simon Cowell -, se pede aos escoceses que votem a favor do "não" no plebiscito sobre se a região deveria se separar do Reino Unido.

Publicidade

"A decisão sobre deixar nosso país dividido é, certamente, absolutamente sua somente", diz a carta, alertando em seguida: "No entanto, essa decisão terá um efeito gigante sobre todos nós no resto do Reino Unido".

Dan Snow assinou a carta contra a independência e participa da campanha "Let's stay together"
Foto: ONG Change / Reprodução

Em outra parte da carta, estes personagens públicos lembram aos eleitores escoceses os laços que unem Escócia e Reino Unido: "Queremos fazer saber como avaliamos nossos vínculos de cidadania com vocês, e expressar nossa esperança que votem a favor de renová-los".

"O que nos une é muito maior do que nos divide. Vamos continuar juntos", acrescenta a nota.

A carta foi divulgada dois dias depois da emissão de um debate na televisão ao vivo entre o principal ministro escocês, Alex Salmond e o ex-titular de Finanças britânico, Alistair Darling, encarregado da campanha a favor da unidade.

Publicidade

Após essa discussão, as pesquisas de opinião deram Darling como vencedor com uma vitória apertada sobre o líder independentista, que tentou convencer os eleitores indecisos.

Onda Separatista: Entenda o caso da Escócia

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se