Eleições na Alemanha: Merkel conquista quarto mandato, indicam sondagens

Partido anti-imigração e anti-Islã surpreende e obtém 13,8% dos votos; será a primeira vez desde fim da 2ª Guerra Mundial que extrema-direita chega ao Parlamento alemão

24 set 2017 - 13h54
(atualizado às 14h04)
Merkel terá, agora, de formar um governo de coalizão, processo que pode durar meses
Merkel terá, agora, de formar um governo de coalizão, processo que pode durar meses
Foto: BBC News Brasil

A chanceler alemã Angela Merkel foi reeleita para um quarto mandato nas eleições federais realizadas neste domingo, indicam sondagens. O resultado oficial será conhecido nas próximas horas.

Seu partido, a UDC (União da Democracia Cristã), ganhou 32,5% dos votos, permanecendo como o maior do Bundestag, o Parlamento alemão, segundo pesquisa realizada pela rede de TV ARD.

Publicidade

Já o SPD (Social Democrata), que faz parte da coalizão de seu governo, obteve 20% dos votos.

A vice-líder do SPD, Manuela Schwesig, definiu o resultado como uma "pesada derrota". Segundo ela, o SPD pode partir para a oposição, encerrando a coalizão com Merkel.

Enquanto isso, o AfD, o Alternativa para a Alemanha (AfD), que é anti-imigração e anti-Islã, conquistou 13,5% dos votos, tornando-se a terceira maior força política do país.

Segundo as sondagens, o desempenho do AfD foi melhor do que o previsto inicialmente pelas pesquisas de intenção de voto. Será a primeira vez que a extrema-direita chega ao Parlamento alemão.

Publicidade

No Twitter, a líder do AfD, Frauke Part, disse que a Alemanha havia passado por um incomparável "terremoto político".

Merkel terá, agora, de formar um governo de coalizão, processo que pode durar meses.

Veja também

Irã desafia Trump e testa míssil de médio alcance; assista
Video Player
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações