Embaixada posta bolo para celebrar incêndio na Casa Branca

A Embaixada britânica postou a foto no Twitter e teve de pedir desculpas

26 ago 2014 - 11h39
No bolo da Embaixada britânica, Casa Branca aparece cercada por velas de faíscas
No bolo da Embaixada britânica, Casa Branca aparece cercada por velas de faíscas
Foto: BBC News Brasil

A Embaixada britânica na capital americana, Washington, pediu desculpas por postar no Twitter a foto de um bolo especialmente decorado para marcar os 200 anos de um histórico incêndio da Casa Branca por tropas coloniais britânicas.

O bolo reproduzia a Casa Branca no meio do seu conhecido gramado, cercada por velas faíscas e com as bandeiras de EUA e Reino Unido, uma de cada lado.

Publicidade

A Embaixada postou a foto no domingo em sua conta no Twitter com os seguintes dizeres: "Comemorando o 200º aniversário do incêndio na Casa Branca. Apenas faíscas desta vez!"

Mas a piada saiu pela culatra. Usuários do serviço de microblog qualificaram a iniciativa da Embaixada britânica como "de mau gosto".

"E isto é engraçado?", postou um deles.

"Acho que é de muito MAU GOSTO", escreveu outro.

Publicidade

A mensagem foi retuitada mais de 4 mil vezes.

Duas horas depois, a Embaixada postou o pedido de desculpas. "Queríamos marcar um evento histórico e celebrar nossa forte amizade no presente", explicou-se a representação diplomática.

A Casa Branca, que se tornara residência presidencial em 1800, quando estava ainda incompleta, foi atacada por tropas britânicas em 1814, durante a chamada Guerra dos 1812 entre a ex-colônia e a ex-metrópole.

Apesar de ter declarado sua independência em 1776, os EUA estiveram envolvidos em embates bélicos com a Grã-Bretanha até princípios do século seguinte.

Na Guerra de 1812, as tropas britânicas atacaram e incendiaram não apenas a Casa Branca, mas outros prédios públicos de Washington, como o Capitólio e o Arsenal da Marinha.

Publicidade

Foi a única vez desde a Guerra da Independência americana que uma força estrangeira capturou e ocupou Washington.

Entre os poucos objetos de valor salvos antes do ataque à Casa Branca está um hoje célebre retrato do general da independência e primeiro presidente americano, George Washington, pintado por Gilbert Stuart – que ainda vive na residência oficial.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se