Juan Carlos I não estará presente na cerimônia de proclamação de seu filho, o príncipe Felipe, como novo rei da Espanha, prevista para 19 de junho, para dar ao próximo monarca o "máximo protagonismo", anunciou nesta quinta-feira a Casa do Rei.
O rei Juan Carlos, no entanto, estará presente na sacada do Palácio do Oriente, onde o já proclamado rei Felipe VI e sua esposa, que também já terá sido coroada rainha Letizia, cumprimentarão o público.
Os atos de abdicação do rei Juan Carlos, previsto para 18 de junho, e de proclamação de Felipe VI foram preparados pela Casa Real, de acordo com a "solenidade e dignidade que requer eventos históricos, aliado aos critérios de austeridade que recomendam os tempos que correm".
Um porta-voz da Casa Real disse que não se esqueceu "a decisão de realizar a proclamação do novo Rei com os cidadãos que queiram assistir os atos nas ruas ou praças de Madri, que serão adornadas para a ocasião".
A Casa do Rei informou além disso que Juan Carlos I receberá seu filho em um ato realizado antes da proclamação, em sua residência no Palácio da Zarzuela, onde passará para seu filho a faixa de capitão geral dos Exércitos.
A proclamação acontecerá no Congresso, onde os futuros reis estarão acompanhados de suas duas filhas, as infantas Leonor e Sofia.
Além disso, participarão da cerimônia a mãe do futuro rei, a rainha Sofia, e a irmã de Felipe, a infanta Elena, assim como as infantas Pilar e Margarida, irmãs de Juan Carlos I.
A infanta Cristina, afastada das atividades oficiais da família real desde novembro de 2011 em função da acusação que pesa sob seu marido, Iñaki Urdangarin, não estará presentes nos atos.