EUA acusam Rússia de entregar tanques a rebeldes na Ucrânia

14 jun 2014 - 01h17
(atualizado às 01h30)

Os Estados Unidos acusaram nesta sexta-feira a Rússia de entregar tanques e armas pesadas aos rebeldes separatistas do leste da Ucrânia, afirmando que este material cruzou a fronteira entre os dois países nos últimos dias.

"Acreditamos que os separatistas do leste da Ucrânia receberam armas pesadas e equipamento militar da Rússia, entre os quais tanques e lança-foguetes russos", disse a porta-voz do departamento americano de Estado Marie Harf.

Publicidade

O governo em Washington tem "informação de que a Rússia concentrou no sudoeste tanques que não são mais usados pelas forças russas e que alguns destes veículos partiram há pouco tempo".

A Ucrânia informou na quinta-feira que três tanques russos cruzaram a fronteira. Harf mencionou tais acusações e citou "vídeos na Internet que mostram este mesmo tipo de tanque abandonando o sudoeste da Rússia em direção ao leste da Ucrânia". "A Rússia vai dizer que estes tanques foram capturados das forças ucranianas, mas nenhuma unidade de tanques ucranianos opera nesta região. Estamos convencidos de que estes tanques procedem da Rússia".

Segundo Harf, o mesmo ocorreu com "os lança-foguetes acumulados no sudoeste da Rússia" que passaram para o leste da Ucrânia. A porta-voz ameaçou a Rússia com mais sanções dos Estados Unidos caso persista a situação na Ucrânia. "Isto é inaceitável".

As tropas ucranianas recobraram nesta sexta o controle do estratégico porto de Mariupol, no leste do país, um sucesso militar apagado pelo anúncio de que a Rússia planeja cortar o fornecimento de gás ao país.

Publicidade

Entenda a crise na Ucrânia

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações