EUA sancionam três bancos russos devido à crise na Ucrânia

Agora é proibido aos americanos realizar certas transações com o VTB, com o Banco de Moscou e com o Banco Agrícola Russo

29 jul 2014 - 16h25
(atualizado às 17h03)
<p>Pessoas passam em frente à fachada do banco VTB, na Rússia</p>
Pessoas passam em frente à fachada do banco VTB, na Rússia
Foto: Eduard Korniyenko / Reuters

Os Estados Unidos adotaram nesta terça-feira novas sanções financeiras contra a Rússia, como punição por seu envolvimento na crise na Ucrânia, colocando três bancos russos em sua lista negra, segundo um comunicado do Tesouro americano.

Publicidade

Desta forma, fica proibido aos americanos e estrangeiros sob a jurisdição americana realizar transações ou financiamentos em longo prazo com o VTB Bank, segundo maior banco da Rússia, com sua filial Bank of Moscow e com o Russian Agricultural Bank.

As três instituições são controladas pelo governo russo.

O objetivo de tais sanções é impedir que esses bancos obtenham apenas financiamento em curto prazo, o que impediria obter ou manter empréstimos de longo prazo.

Publicidade

Consequentemente, passa a ser proibido realizar transações ou obter financiamento para novas dívidas junto a esses bancos por mais de 90 dias.

Esse anúncio ocorre pouco depois de as autoridades europeias adotarem novas sanções contra Moscou, incluindo restrições aos setores financeiro, de defesa e de energia, como forma de pressionar o governo russo a parar com seu apoio aos insurgentes pró-russos do leste da Ucrânia.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações