As medidas de controle sanitário para detectar possíveis infectados com o vírus ebola serão iniciadas no aeroporto Charles de Gaulle (CDG), em Paris, na manhã de sábado, em voos diretos que a Air France opera vindos de Guiné, anunciou nesta quinta-feira a ministra de Saúde da França, Marisol Touraine.
Profissionais de saúde verificarão a temperatura dos passageiros ainda nas passarelas entre os aviões e o aeroporto, detalhou a ministra à emissora "Rádio Classique".
Marisol disse que a França vai reforçar o controle na saída desses voos da capital francesa. Ela afirmou que a responsabilidade do governo depende não só de proteger o território francês, mas também reforçar as equipes que combatem à doença na África.
O anúncio do início do controle foi antecipado ontem pelo presidente da França, François Hollande, após uma conversa com chefes do Executivo de outros países. Ele também disse que os franceses vão construir novos centro de tratamento contra a doença em Guiné.
República Tcheca faz controle do ebola em aeroporto
O aeroporto internacional de Praga controlará a partir da próxima terça-feira todos os passageiros que aterrisarrem na capital da República Tcheca com objetivo de detectar possíveis casos de ebola, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
Os viajantes irão preencher um questionário para facilitar o controle sanitário no aeroporto, anunciou na noite de ontem o primeiro-ministro, Bohuslav Sobotka.
No formulário os passageiros terão que indicar de onde estão vindo, em que lugar estiveram nos últimos 42 dias e seus destinos nos próximos 42 dias.
Os que informarem que estiveram em países mais afetados pelo vírus ebola na África (Libéria, Guiné e Serra Leoa) deverão ser observados por uma equipe médica, que conversará e medirá a temperatura do passageiro.
Apesar disso, o aeroporto de Praga não tem conexões diretas com nenhum dos países citados.
O centro epidemiológico temporário instalado no aeroporto da capital tcheca é uma das medidas articuladas pelo governo para evitar a entrada do ebola no país, que não registrou nenhum caso da doença até o momento.