Explosão em mina na Turquia deixa pelo menos 70 mortos

Cerca de vinte outros mineiros foram resgatados e 11 deles estão feridos; mais de 200 pessoas seguem soterradas

13 mai 2014 - 18h04
(atualizado às 18h32)
Foto: AP

Pelo menos 70 mineiros morreram nesta terça-feira em uma explosão seguida de incêndio em uma mina no oeste da Turquia. O acidente deixou mais de 200 outras pessoas soterradas.

O departamento da Presidência, que cuida de desastres e emergências, afirmou que 20 mineiros foram resgatados da mina em Soma, cerca de 120 quilômetros a nordeste da cidade costeira de Izmir, no mar Egeu. Pelo menos 11 deles estariam feridos. O número oficial de corpos encontrados sem vida, por enquanto, subiu para 70, segundo a agência AP.

Publicidade

O presidente turco, Abdullah Gul, ordenou ao governador da região que todos os recursos fossem implantados para resgatar os trabalhadores que ainda estão soterrados. A explosão aconteceu a cerca de 2 quilômetros de profundidade no interior da mina.

Como o fato ocorreu durante uma troca de turnos, líderes sindicais locais dizem que não há certeza sobre o número exato de trabalhadores que ainda estariam na mina.

Estima-se que 580 trabalhadores estavam no subsolo no momento da explosão, mas muitos parecem ter escapado do desastre.

Familiares das vítimas se reuniram perto da mina para acompanhar a operação de resgate, que foi prejudicada por uma fumaça espessa. Segundo o Ministério de Energia, o fogo foi desencadeado por uma falha técnica. 

Publicidade

Com informações da APReuters e da BBC.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações