França prende 4 suspeitos de ligações com radicais da Síria

Homens teriam recrutado voluntários para grupos radicais islâmicos

2 jun 2014 - 11h11
(atualizado às 11h12)
<p>O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, informou que há suspeitas de que os frandeses detidos teriam ajudado a recrutar voluntários para redes radicais islâmicas na Síria. Na foto, ele participa de coletiva de imprensa, em Paris, em 1º de junho</p><p> </p>
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, informou que há suspeitas de que os frandeses detidos teriam ajudado a recrutar voluntários para redes radicais islâmicas na Síria. Na foto, ele participa de coletiva de imprensa, em Paris, em 1º de junho
Foto: AP

A polícia francesa prendeu quatro pessoas, nesta segunda-feira, suspeitas de ajudarem a recrutar voluntários para redes radicais islâmicas na Síria, disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Os governos europeus estão cada vez mais preocupados com o risco de que os cidadãos que vão lutar na guerra civil da Síria, em geral imigrantes muçulmanos ou seus descendentes, possam levar ao país a militância islâmica.

Publicidade

As prisões desta segunda-feira aconteceram após promotores afirmarem que um francês de 29 anos, suspeito de ter retornado recentemente de combates com insurgentes islâmicos na Síria, havia sido preso por conta do assassinato de três pessoas em 24 de maio em um museu judaico em Bruxelas.

No entanto, não foi estabelecida uma ligação direta entre a prisão de Mehdi Nemmouche no sul da França e as quatro detenções anunciadas nesta segunda-feira.

“Houve quatro prisões nesta manhã”, disse Cazeneuve à rádio francesa Europe 1, referindo-se à ação da polícia na região de Paris e no sul da França. “Estamos agindo em todos os lugares. Não haverá pausa na luta contra terroristas.”

Nemmouche foi detido em Marselha após ter sido encontrado com um fuzil Kalashnikov, uma outra arma e munição semelhantes às utilizadas no tiroteio que matou um casal israelense, uma francesa e um belga, disseram promotores franceses e belgas.

Publicidade

Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se