O presidente francês, François Hollande, anunciou neste sábado sua separação da sua companheira, a primeira-dama Valérie Trierweiler.
O chefe de Estado comunicou sua decisão duas semanas depois de uma revista de celebridades revelar que tem um caso com a atriz Julie Gayet.
Hollande afirmou que põe "fim à vida em comum com Valérie Trierweiler" e que fazia este anúncio "a título pessoal", depois de a imprensa francesa esperar em vão durante horas por uma declaração formal da presidência.
Hollande disse este é assunto que afeta sua "vida privada" e declarou textualmente: "faço saber que pus fim à vida em comum que compartilhava com Valérie Trierweiler".
A expectativa aumentou na manhã de hoje quando vários sites garantiram que o anúncio da separação do presidente e da jornalista era iminente, mas no Palácio do Eliseu ninguém deu informação alguma.
A edição digital do "Le Journal du Dimanche" informou que o casal tomou a decisão de se separar durante um almoço que tiveram na quinta-feira e que a decisão foi tomada conjuntamente.