Pelo menos oito pessoas morreram e 14 foram internadas com ferimentos muito graves após a queda de um helicóptero da polícia escocesa sobre um pub de Glasgow na noite de sexta-feira, dia 29, informou hoje a cadeia "BBC". Segundo informações da polícia, três dos mortos estavam dentro da aeronave e os outro cinco estariam no pub.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. Integrantes das equipes de resgate disseram que o número de vítimas provavelmente será mais alto, enquanto o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, advertiu à população sobre essa possibilidade.
"Em um acidente desta escala, todos devemos nos preparar para a probabilidade de que e produzam mortes", declarou em sua conta no Twitter.
Pelo menos 125 bombeiros e várias ambulâncias continuam com os trabalhos de resgate no pub The Clutha, na rua Stockwell, na margem do rio Clyde.
O chefe do serviço dos bombeiros e resgate escocês, Lewis Ramsay, explicou que foi feito contato com pessoas que estão dentro do local mas é difícil saber o número exato porque a estrutura é "muito instável".
Os bombeiros trabalham para escorar o pub, cujo teto caiu pelo impacto do veículo, e com isso conseguir entrar em seu interior e resgatar o restante das vítimas.
A polícia informou hoje que foi iniciada uma investigação para apurar o acidente mais ainda é cedo para dar detalhes sobre o motivo da queda do helicóptero.
O veículo, ocupado por dois policiais e um piloto civil, caiu ontem à noite contra o teto do pub quando calcula-se que haveria cerca de 120 pessoas no interior do bar, entre elas os membros de uma banda que se apresentava no local.
Testemunhas disseram que o veículo caiu sem nenhuma explosão. O diretor da edição escocesa do jornal "The Sun", Gordon Smart, viu o ocorrido de um estacionamento e disse que o helicóptero caiu "de uma grande altura a grande velocidade".
"Não houve bola de fogo nem escutei nenhuma explosão. Caiu como uma pedra", afirmou.
A polícia da Escócia confirmou ontem à noite que um de seus veículos do tipo Eurocopter EC135 T2 desabou sobre o pub, sem fornecer mais detalhes sobre as circunstâncias do fato.
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse no Twitter que seus "pensamentos estão com todos os afetados pelo acidente de helicóptero em Glasgow e os serviços de emergência que estão trabalhando" no local.