Três décadas após a evacuação de mais de 350 mil pessoas de Chernobyl, depois de um reator nuclear romper-se e liberar uma enorme quantidade de material radioativo, o governo ucraniano pretende transformar a área em um grande parque de energia solar. As informações são do site Ifl Science.
A região está abandonada deste abril de 1986, mas um estudo recente mostrou que, graças a presença de animais como cavalos selvagens, javalis e lobos, ela está se recuperando lentamente. Especialistas ainda consideram improvável que a cidade volte a ser habitada em um futuro próximo, pois o plantio de alimentos é considerado perigoso devido aos altos níveis de radiação.
Autoridades ucranianas estão sofrendo pressão internacional para que a área seja recuperada e reutilizada. Também há o desejo de reduzir a dependência em relação à Rússia, de quem o país compra grande quantidade de gás natural. Agora, o governo está em busca de investidores para ajudar a financiar o projeto, que pretende utilizar 6 mil hectares e gerar energia solar, além de biogás.
“Chernobyl tem realmente um bom potencial para produzir energia renovável. Nós já temos as linhas de transmissão de alta tensão, que foram anteriormente utilizadas nas centrais nucleares. O terreno é muito barato existe muitas pessoas treinas para o trabalho nas usinas”, explicou Ostap Semerak, ministro do Meio Ambiente da Ucrânia.