O presidente da França, François Hollande, parabenizou nesta segunda-feira o multimilionário Petro Poroshenko pela vitória de ontem nas presidenciais da Ucrânia e se mostrou confiante que, com o novo chefe de Estado, o país viverá "uma nova fase", incluindo "estabilização política" e econômica.
Em comunicado divulgado pelo Eliseu, Hollande apresentou seu apoio ao presidente eleito ucraniano para que possa levar em bom termo "o diálogo nacional" e iniciar as "reformas institucionais esperadas".
Para Hollande, as eleições de ontem, que tiveram "uma taxa de participação elevada", se desenvolveram conforme os padrões internacionais, apesar das dificuldades no leste do país.
O chefe do Estado francês insistiu que "toda a comunidade internacional deve acompanhar de forma responsável a saída da crise que se abre a partir dessas eleições na Ucrânia".
Pouco antes, o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, considerou que as eleições "reúnem as condições para que a Ucrânia possa avançar dentro das orientações decididas por seus cidadãos e desejou que as reformas necessárias venham em bom termo, através do espírito de calma, de estabilidade e de diálogo nacional".
Em outro comunicado, Fabius condenou os atos de violência perpetrados nas regiões de Donetsk e Lugansk e pediu esclarecimentos sobre o ocorrido.