Hollande pede plano global contra rebeldes do Boko Haram

17 mai 2014 - 13h45
(atualizado às 14h03)

O presidente francês, François Hollande, afirmou neste sábado que o grupo rebelde nigeriano Boko Haram é agora uma ameaça para as regiões central e oeste da África e que está vinculado a outros militantes, incluindo o braço norte-africano da Al Qaeda.

"O Boko Haram é uma grande ameaça para toda a África Ocidental e agora para o centro da África, com laços provados com a AQIM (al Qaeda no Maghreb Islâmico) e outras organizações terroristas", disse Hollande, durante encontro de líderes africanos em Paris.

Publicidade

O presidente afirmou que em função dessa situação um amplo plano de troca de informações, ação coordenada e proteção de fronteiras tem que ser colocado em prática. 

Ele também convocou os líderes a aplicar um plano global contra Boko Haram. Participaram do encontro os seus colegas de Nigéria, Níger, Camarões, Chade e Benin. Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Europeia também haviam sido convidados a esta cúpula, que é realizada no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

Esta cúpula ocorre um mês após o sequestro de mais de 200 estudantes por parte do Boko Haram, um crime que provocou grande comoção em todo o mundo.

Publicidade

Com informações da Reuters e AFP 

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações