A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou nesta segunda-feira, que o Holocausto "nos enche de vergonha, pois foram os alemães os culpados por tanta dor".
Declarações foram feitas durante um evento realizado em Berlim para relembrar os 70 anos da libertação do conjunto de campos de concentração Auschwitz, localizado na Polônia ocupada pelos nazista.
"Não devemos esquecer que muitas milhões de mortes são culpa nossa", disse Merkel, acrescentando que "temos a responsabilidade de comunicar as atrocidades ocorridas e manter viva a memória".
Segundo ela, é uma vergonha que algumas pessoas na Alemanha tenham sido ofendidas e vítimas de violência somente por conta de sua crença judaica.
A chanceler ainda destacou que seu país hoje não tolera palavras de ódio contra aqueles que vierem procurar proteção em seu território.
Nesta terça-feira, dia 27 de janeiro de 2015, será celebrado o 70° aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. A data representa o fim de um dos maiores símbolos do nazismo que, calcula-se, tenha deixado cerca de 1 milhão de mortos. O Parlamento alemão, o Budenstag, recorda amanhã a data em uma cerimônia especial.