Inundações deixam ao menos 16 mortos no oeste da Bulgária

20 jun 2014 - 00h09
(atualizado às 09h22)
A cidade mais afetada é Varna, onde a água alcançou em alguns lugares uma altura de dois metros, arrastando dezenas de carros, árvores e postes de eletricidade
A cidade mais afetada é Varna, onde a água alcançou em alguns lugares uma altura de dois metros, arrastando dezenas de carros, árvores e postes de eletricidade
Foto: Reuters

As fortes chuvas no oeste da Bulgária, junto ao litoral do Mar Negro, começaram na última quarta-feira e, desde então, já causaram inúmeros prejuízos, além das 16 vítimas, entre elas quatro menores. Segundo fontes do Ministério do Interior, outras quatro pessoas seguem desaparecidas.

Publicidade

A situação mais crítica é da cidade de Varna, no litoral do Mar Negro. Doze pessoas morreram no bairro de Asparuhovo, inteiramente devastado por uma onda de água e lodo de 2,5 metros de altura; segundo testemunhas, esse "tsunami" arrastou dezenas de carros, árvores e postes de eletricidade.

A cidade está em situação de emergência. Duas casas foram completamente destruídas e pelo menos 30 carros arrastados, enquanto equipes de resgate e militares seguem em busca de cadáveres e veículos no mar, acrescentaram as fontes. Na noite de ontem, as precipitações alcançaram os 117 litros por metro quadrado, provocando um grande deslizamento de terra.

Em Dobritch, uma cidade de 90 mil habitantes situada a cerca 60 quilômetros ao norte de Varna, as provisões de eletricidade e de água foram cortadas na manhã ontem, enquanto a situação segue complicada em outras zonas da Bulgária.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se