Inundações na Bósnia revelam fossa com 11 vítimas da guerra

Ossadas de nove das 11 vítimas encontradas estavam completas, e as mãos de todas estavam amarradas com arame

11 jun 2014 - 12h49
(atualizado às 12h49)
<p>Vista aérea da cidade inundada de Brcko, na Bósnia. Mais de um quarto da população de 4 milhões de pessoas do país foi afetado pelas piores enchentes a atingir os Bálcãs em mais de um século</p>
Vista aérea da cidade inundada de Brcko, na Bósnia. Mais de um quarto da população de 4 milhões de pessoas do país foi afetado pelas piores enchentes a atingir os Bálcãs em mais de um século
Foto: Dado Ruvic / Reuters

Os restos mortais de 11 vítimas da guerra da Bósnia (1992-1995) foram desenterrados de uma vala comum no norte da Bósnia, que ficou descoberta durante as graves inundações de maio.

Publicidade

A porta-voz do Instituto Bósnio para os Desaparecidos, Lejla Cengic, declarou nesta quarta-feira à imprensa que "supõe-se que as vítimas são muçulmanos da cidade de Jablanica, município de Maglaj, assassinados no verão de 1992" pelas forças servo-bósnias.

Na ocasião foram assassinados 16 homens de entre 19 e 57 anos, segundo Cengic.

As ossadas de nove das 11 vítimas encontradas na fossa estavam completas, e as mãos de todas estavam amarradas com arame, por isso acredita-se que tenham sido assassinadas com tiros na nuca.

Os trabalhos de exumação seguirão na busca de mais uma pessoa, já que no passado já tinham sido encontrados os cadáveres de quatro vítimas desse massacre.

Publicidade

A identificação será feita por análise de DNA.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações