Cerca de 3,3 mil imigrantes foram resgatados no Canal da Sicília nesta sexta-feira (21) enquanto viajavam rumo à Itália, segundo a guarda costeira do país, que também informou sobre o achado de sete corpos durante as operações de salvamento.
Foram realizadas 24 operações de resgate coordenadas pela guarda costeira italiana no Mediterrâneo Central. As pessoas resgatadas viajavam a bordo de 20 lanchas, um barco pesqueiro e três embarcações de pequenas dimensões.
Participaram das operações veículos da guarda costeira italiana, do protocolo comunitário EUNavforMed, uma embarcação da marinha irlandesa e um navio mercante, além de veículos de ONGs como Médicos Sem Fronteiras, Boat Refugee Foundation, Lifeboat, SOS Mediterranee e Sea Watch.
Também foram resgatadas na quinta-feira 1,4 mil pessoas, além das 301 do dia anterior, juntas a cinco corpos sem vida. A Itália, ponte natural entre a África e a Europa, recebe um elevado fluxo migratório procedente do litoral norte-africano, especialmente da Líbia.