Um jornalista russo, ferido gravemente por disparos de morteiro no leste da Ucrânia, faleceu nesta terça-feira, anunciou um médico do hospital de Lugansk, um dos redutos da insurreição separatista pró-Moscou.
"Ao chegar estava inconsciente e morreu quando era levado à sala de cirurgia", declarou um médico do hospital, Fedir Solianik.
Segundo esta fonte, Igor Korneliuk, um jornalista do canal público russo VGTRK, foi ferido no abdome por estilhaços provocados por uma granada ou mina.
Um porta-voz dos separatistas em Lugansk afirmou por telefone à AFP que o jornalista e o técnico de som Anton Volochin foram atingidos durante um ataque com granada executado pelas forças ucranianas perto da fronteira com a Rússia.
A fonte afirmou desconhecer o destino do técnico de som e de 15 rebeldes que estavam com a equipe de TV no momento do ataque.
As forças de segurança não comentaram o ataque.
Korneliuk é o segundo jornalista morto no leste da Ucrânia desde o início das operações militares em 13 de abril. O fotógrafo italiano Andrea Rocchelli também morreu perto de Slaviansk no fim de maio, ao lado do auxiliar russo Andrei Mironov.