O candidato trabalhista Sadiq Khan, de 45 anos, filho de imigrantes paquistaneses, tornou-se nesta sexta-feira (5) o primeiro prefeito muçulmano de Londres, ao ser confirmado como o vencedor das eleições locais, derrotando o conservador Zac Goldsmith com 44% dos votos.
"Parabéns, Kahn. Estou ansioso para trabalhar contigo e fazer de Londres uma cidade justa para todos", escreveu no Twitter o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn. O novo prefeito trabalhou como a advogado de direitos humanos até ingressar na política.
Durante a campanha eleitoral, Khan foi alvo de acusações dos conservadores de que apoiava o extremismo islâmico, o que gerou polêmicas e embates. Muçulmano praticante e defensor do casamento gay, Khan é filho de um motorista de ônibus paquistanês e cresceu em um bairro carente, com subsídio do governo, enquanto Goldsmith, judeu de 41 anos, é um bilionário herdeiro de uma dinastia de banqueiros.
Há oito anos, a capital londrina era governada pelo conservador Boris Johnson, cujo partido saiu enfraquecido das eleições. Na Escócia, porém, os trabalhistas sofreram um revés e perderam o domínio para os conservadores, como as pesquisas de intenção de voto já indicavam.