Líderes mundiais comentam abdicação do rei Juan Carlos

Líderes enviaram mensagens ao rei espanhol que anunciou nesta segunda-feira que vai abdicar em favor do filho, Felipe de Borbón

2 jun 2014 - 10h42
(atualizado às 13h13)
<p>Juan Carlos foi classificado como "símbolo da transição democrática" de seu país por líderes políticos que comentaram abdicação do rei espanhol nesta segunda-feira</p>
Juan Carlos foi classificado como "símbolo da transição democrática" de seu país por líderes políticos que comentaram abdicação do rei espanhol nesta segunda-feira
Foto: Terra Espanha / Reprodução

Diversos líderes mundiais comentaram a decisão do rei da Espanha de abdicar do trono. Juan Carlos deixará o posto - após complicações de saúde e alguns escândalos envolvendo a realeza - em favor do filho, Felipe de Borbón, que, segundo ele, está preparado para assumir o poder e irá protagonizar uma nova fase do país, que sofre com a crise econômica.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, destacou nesta segunda-feira a contribuição do rei Juan Carlos à democracia na Espanha. Don Juan Carlos "fez muito durante seu reinado para ajudar a bem-sucedida transição da Espanha à democracia", apontou o conservador, que destacou além disso que o monarca espanhol "foi um grande amigo do Reino Unido".

Publicidade

Já a rainha da Inglaterra Elizabeth II não comentou e nem comentará a abdicação de seu primo distante, declarou à AFP um porta-voz da Casa Real. "É um assunto do rei e do povo espanhol", explicou.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel destacou o papel "muito importante" de Juan Carlos I na transição democrática da Espanha e sua "incrível contribuição" às relações bilaterais com seu país. Um pouco antes, o porta-voz do poder Executivo alemão, Steffen Seibert, assinalou que a chanceler tem "um grande apreço pessoal" pelo monarca espanhol.

O presidente francês, Fraçois Hollande também fez uma declaração sobre a renúncia do rei espanhol nesta segunda-feira. "[Juan Carlos] dirigiu seu país ao caminho das liberdades civis e políticas, da integração europeia e da modernidade", afirmou Hollande, depois de conversar na manhã desta segunda-feira com o rei. 

O rei da Suécia, Carl Gustaf XVI, elogiou nesta segunda-feira a figura do rei Juan Carlos na modernização da Espanha e expressou seu apreço e seu apoio após o anúncio de sua abdicação. "O rei Juan Carlos se tornou monarca e chefe de Estado em 1975. E desde então significou muito para o processo de democratização da Espanha e contribuiu de forma positiva a seu desenvolvimento", assinalou em comunicado divulgado pela Casa Real sueca.

Publicidade

Os Estados Unidos destacaram o trabalho de "guia" do rei Juan Carlos durante "a histórica transição da Espanha para a democracia". O porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, Patrick Ventrell, ressaltou que o rei tornou possível "que a democracia florescesse na Espanha, permitindo ao país se transformar em um líder mundial em direitos humanos e em um incondicional aliado da Otan".

O monarca espanhol, de 76 anos e que chegou ao trono há 39 anos, comunicou hoje que deixa o trono para seu filho Felipe, de 46 anos e que se tornará no rei Felipe VI.

Com informações da EFE e AFP. 

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se