Manifestantes ocupam sede de governo no sudeste ucraniano

Milhares tomaram a administração regional da cidade de Lugansk após vencer o prazo dado às autoridades para que colegas detidos fossem libertados

29 abr 2014 - 12h20
<p>Ativistas pró-Rússia tomaram um edíficio da administração de Lugansk, uma das maiores cidades da Ucrânia, neste 29 de abril</p>
Ativistas pró-Rússia tomaram um edíficio da administração de Lugansk, uma das maiores cidades da Ucrânia, neste 29 de abril
Foto: AP

Ativistas pró-Rússia tomaram nesta terça-feira a sede do governo regional de Lugansk, no sudeste da Ucrânia, informaram agências locais.

Os manifestantes quebraram as janelas de vidro do edifício e lançaram bombas e objetos contra a fachada.

Publicidade

Milhares de manifestantes foram à administração regional depois que às 14h locais venceu o prazo do ultimato que haviam apresentado às autoridades para que libertassem manifestantes pró-Rússia detidos.

Alexei Koriaguin, um dos líderes do "Exército de libertação de Donbass" (bacia mineradora da região de Donetsk), disse que não planejavam tomar o edifício e que o ataque aconteceu de maneira espontânea e pacificamente.

"O prédio da administração não nos interessa", declarou ao canal de televisão Anna News, que transmitiu ao vivo pela internet a tomada da sede governamental.

O ativista acrescentou que já não há policiais no edifício e que o objetivo do protesto era "dialogar com as autoridades".

Publicidade

Nas imagens de TV se pôde observar junto ao edifício um destacamento de policiais antidistúrbios que não atuaram contra os manifestantes.

Em Lugansk, os milicianos pró-Rússia mantinham ocupada há várias semanas a sede do departamento regional do Serviço de Segurança da Ucrânia.

Entenda a crise na Ucrânia

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações