Quais eram os seus passatempos favoritos aos 12 anos de idade? Mesmo respondendo marcenaria, fica difícil competir com esse pequeno marceneiro. Gabriel Clark usou seu hobby para ajudar as crianças afetadas pela invasão russa na Ucrânia.
Depois de ganhar um martelo que era de seu avô, ele começou a se interessar por trabalhos com madeira. Isso aos três anos de idade. "Sempre tive uma verdadeira paixão por isso, e aprendi por conta própria tudo que sei", disse Gabriel à revista "People".
Em março deste ano, o pai do garoto, Richard Clark, fez uma série de tuítes sobre o trabalho do filho. Nas postagens, ele contou que Gabriel estava vendendo tigelas e tábuas de madeira com o objetivo de juntar dinheiro para comprar uma bicicleta.
Lovely twitter people - I don't know how many of you are also #instagram users but I'm looking for a wee favour. I've a 12yr old who loves woodwork. He spends hours on his lathe making bowls and creating chopping boards which he's sells to save up for a mountain bike. 1/3 pic.twitter.com/Ny60rFf1TE
— Richard R Clark 🇺🇦 (@rclarkie) March 25, 2022
A postagem deu um resultado além do esperado. A viralização fez a página de Gabriel no Instagram subir de 6 para 200 mil em 48 horas. Se isso não fosse legal o suficiente, a melhor parte vem agora.
Mesmo com milhares de encomendas, o garoto decidiu usar a fama para ajudar os outros. Gabriel criou uma tigela decorada com as cores da bandeira da Ucrânia, azul e amarelo, e rifou a peça nas redes sociais.
Ele conseguiu arrecadar cerca de 250 mil libras, cerca de R$ 1,5 milhão. O dinheiro foi doado a uma instituição que ajuda crianças ucranianas afetadas pela guerra.
"A principal coisa sobre Gabriel é que ele tem um coração muito, muito grande", afirmou sua mãe, Teresa McCann Clark, à "People".