A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou neste sábado (14) que o isolacionismo não é a solução para os problemas globais e apostou que terá um bom diálogo com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Minha convicção profunda é que no terreno da cooperação teremos mais vantagens se atuarmos de maneira conjunta, em vez de cada um resolver os problemas sozinho", disse Merkel, sugerindo que a Alemanha buscará o diálogo com o novo chefe da Casa Branca.
Em entrevista coletiva na cidade de Perl, no estado federado de Sarre, no oeste do país, após o encerramento de um congresso da direção da União Democrata-Cristã (CDU), Merkel lembrou que na crise financeira global de 2008 os líderes do G-20 concordaram em solucionar em conjunto os problemas existentes.
"A resposta para superar a crise financeira não foi baseada no isolamento, mas sim na cooperação, em um conjunto de normas comuns e também na regulação dos mercados financeiros", disse a chanceler.
Sobre futuros encontros com o presidente eleito dos EUA, Merkel afirmou que é preciso esperar que Trump assuma o cargo, algo que irá ocorrer na próxima sexta-feira. Por enquanto, disse a chanceler, os contatos estão sendo realizados entre assessores.
No entanto, Merkel disse que deve se reunir com Trump nas cúpulas do G7, em maio, na Itália, e do G20, em julho, na Alemanha.