Milhares de pessoas se juntaram neste sábado nas ruas da capital da Alemanha para celebrar o Christopher Street Day, o dia em que homossexuais e transexuais tradicionalmente reivindicam seus direitos contra a discriminação.
Durante a comemoração, os participantes puderam assistir vários desfiles em vários pontos de Berlim, antes de participar de uma grande manifestação. Além desta, uma segunda manifestação com sete mil pessoas foi inaugurada pelo prefeito de Berlim, Klaus Wowereit; a ministra alemã de Família, Manuela Schwesig; e a presidente da comissão jurídica do Bundestag (Câmara dos Deputados), Renate Künast.
Os participantes reivindicaram mais tolerância e igualdade para homens e mulheres homossexuais e transexuais, uma tarefa que, na opinião de Wowereit, ainda não está finalizada, como demonstram as penalidades estabelecidas em alguns países.
A festividade lembra fatos ocorridos em Nova York em 28 de junho de 1969, quando a polícia realizou uma batida em um bar frequentado por homossexuais, o que desencadeou em brigas de rua na Christopher Street ("Rua Christopher").