Milhares de pessoas protestam contra o "Brexit" em Londres

28 jun 2016 - 17h08
(atualizado às 19h44)
Foto: Getty Images

Milhares de pessoas participaram nesta terça-feira de um protesto na Trafalgar Square de Londres contra a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia (UE), apoiada por 51,9% dos britânicos em referendo votado na quinta-feira passada.

Em manifestação que contou com diversas bandeiras europeias e britânicas, os manifestantes cantaram palavras de ordem contra o governo como "Não há um plano" e criticaram o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, um dos líderes da campanha a favor do "Brexit".

Publicidade

Os participantes compareceram ao protesto apesar de os organizadores terem cancelado a manifestação nesta manhã por motivos de segurança, depois que cerca de 50 mil pessoas mostraram nas redes sociais a intenção de ir.

Foto: Getty Images

"Fizemos todo o possível para que isto acontecesse. No entanto, por logística, é impossível cumprir as medidas de segurança necessárias para o evento. Na praça Trafalgar só cabem 10 mil pessoas e isso contando com guardas de segurança, barreiras, fechamento de ruas e um plano de contingência completo", lamentou Jessica Rodgers, porta-voz dos organizadores, no Facebook.

Apesar do pedido para não comparecerem, milhares de pessoas desafiaram a chuva e se concentraram no mesmo ponto da capital britânica, no qual na semana passada foi feita uma grande homenagem à deputada trabalhista Jo Cox, assassinada poucos dias antes do referendo de quinta-feira.

Foto: Getty Images

Após se concentrarem na Trafalgar Square, uma parte dos manifestantes avançou em direção à praça do parlamento, onde protestaram em frente ao palácio de Westminster.

Publicidade

"Sem fronteiras", "Não podemos viver sem a UE", "Mentiram para nós" e "Destruíram o nosso futuro" são alguns dos lemas que podiam ser lidos nos cartazes dos manifestantes.

Foto: Getty Images

No site da Câmara dos Comuns, um pedido cidadão para que os deputados aprovem uma lei que permita repetir o referendo sobre a União Europeia somava nesta tarde cerca de quatro milhões de assinaturas.

O primeiro-ministro, o conservador David Cameron, descartou no entanto que essa opção esteja sobre a mesa após a vitória do "Brexit" na consulta do dia 23.

Veja mais fotos:

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações