A modelo britânica Sophie Jones, 19 anos, de Eastham, cidade próxima de Liverpool, morreu em decorrência de um câncer no colo do útero, após médicos recusarem fazer exame papanicolau na jovem por ter menos de 25 anos. Segundo informações do Daily Mail, Jones procurou médicos pela primeira vez em fevereiro de 2013, quando sentiu dores no estômago, mas foi diagnosticada com outra doença.
Em novembro, nove meses depois, a modelo teria sido internada quando seu estado de saúde se agravou, tendo, finalmente, o diagnóstico de câncer. Sophie Jones morreu no último sábado.
Por causa da morte da jovem, seus pais, irmã e amigos criaram uma petição chamada “A escolha de Sophie” que tornaria obrigatório o exame papanicolau para mulheres a partir dos 16 anos, em vez de 25, como ocorre atualmente na Inglaterra.
Os médicos disseram ao Daily Mail que a ocorrência do câncer de colo de útero em mulheres abaixo dos 35 anos é bastante rara, porém reafirmaram a importância da consulta com o ginecologista periodicamente, principalmente se a mulher sentir dores, incômodos durante relação sexual, sangramentos entre um período menstrual e outro, após o sexo ou depois da menopausa.
A petição “Escolha de Sophie” já tem mais de 39 mil assinaturas desde o sábado, dia em que a jovem faleceu.